contato@dradeboraoria.com.br || (11) 3071-2843 / (11) 9 4536-6000

SOP atinge mais mulheres entre 30 e 40 anos

Home > Blog > Saúde da Mulher > SOP atinge mais mulheres entre 30 e 40 anos
Home > Blog > Saúde da Mulher > SOP atinge mais mulheres entre 30 e 40 anos
Apesar de não poder ser evitada, a SOP diagnosticada precocemente pode evitar complicações.

A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida como SOP, é um distúrbio que leva a alterações hormonais, formação de múltiplos pequenos cistos nos ovários e distúrbios no ciclo menstrual. Ela atinge mulheres, principalmente, entre 30 e 40 anos.

A medicina ainda não descobriu a causa da SOP, porém, a maioria das mulheres que desenvolvem essa síndrome tem resistência insulínica, sobrepeso ou tem histórico familiar de SOP.

Para o diagnóstico de SOP, a mulher precisa apresentar pelo menos dois dos três sintomas que caracterizam a síndrome:

– Alteração menstrual com ciclos esparsos;

– Alteração ultrassonográfica com presença de ovários policísticos;

– Nível de hormônio masculino (andrógenos) aumentados, podendo ser um achado laboratorial ou clínico (aumento de acne, pelos no rosto e corpo).

 

Além disso, o especialista irá pedir alguns exames para descartar outras doenças que podem ter manifestações clínicas parecidas, como hipotireoidismo e hiperprolactinemia.

Confirmado o diagnóstico de SOP, o tratamento é necessário e ajustado conforme a necessidade da paciente. Distúrbios hormonais da SOP levam a predisposição de câncer de endométrio, diabetes, problemas cardiovasculares, infertilidade, hipertensão, colesterol e triglicérides elevados, síndrome metabólica, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.

As modalidades de tratamentos são diversas, mas sempre começa com mudança de estilo de vida, com reeducação alimentar e atividade física. Os ajustes dos hormônios podem ser feitos com uso de anticoncepcionais, uso de medicações para controle da insulina ou indutores de ovulação para as pacientes que desejam engravidar. Tratamentos dermatológicos associados para controle de peso e acne as vezes se faz necessário.

Apesar de não poder ser evitada, a SOP diagnosticada precocemente pode evitar complicações. Então, não deixe de visitar seu ginecologista regularmente e faça todos os exames indicados por ele.

Além disso controle o peso, adquira o hábito por refeições saudáveis e faça atividades físicas.

Deixe uma resposta