contato@dradeboraoria.com.br || (11) 3071-2843 / (11) 9 4536-6000

Qual a importância de fazer consulta preventiva no seu ginecologista?

Home > Blog > Saúde da Mulher > Qual a importância de fazer consulta preventiva no seu ginecologista?
Qual a importância de fazer consulta preventiva no seu ginecologista?

Com o começo de um novo ano muitas mulheres procuram o ginecologista para fazer uma avaliação preventiva ou um “check-up”. Esse tipo de acompanhamento anual torna possível que o especialista faça um diagnóstico precoce de qualquer doença e com isso as chances de cura são maiores.
Uma consulta de rotina pode prevenir doenças silenciosas, esclarecer dúvidas sobre a sexualidade, sobre o corpo e métodos contraceptivos, como destaca a ginecologista Débora Oriá.
“A consulta com um ginecologista pode esclarecer várias questões, como métodos contraceptivos e planejar a melhor hora de engravidar. Além disso pode rastrear doenças silenciosas que são sexualmente transmissíveis e não apresentam sintomas”.
“Uma paciente com uma vida sexual ativa deve ser examinada e saber como está o seu sistema reprodutor. Não deve esperar um sintoma para procurar um médico. Uma consulta de rotina serve para melhorar a saúde, conhecer melhor o seu corpo, além de todos os rastreamentos de câncer ginecológico, como do colo do útero, do corpo do útero, ovário e mama”, disse.
Uma visita ao ginecologista inclui ainda medidas gerais de saúde, como, por exemplo, controle da glicemia, colesterol, prevenção de síndrome e metabólica.
“As mulheres precisam realizar ainda exames específicos, como papanicolau, colposcopia, vulvoscopia, ultrassonografia de mamas e ultrassonografia transvaginal. Esses exames vão ajudar a identificar uma infecção, cisto ou alteração no aparelho reprodutivo”, concluiu a doutora.

Deixe uma resposta