contato@dradeboraoria.com.br || (11) 3071-2843 / (11) 9 4536-6000

Saiba como prevenir ou tentar uma gravidez usando o Método Billings

Home > Blog > Saúde da Mulher > Saiba como prevenir ou tentar uma gravidez usando o Método Billings
Home > Blog > Saúde da Mulher > Saiba como prevenir ou tentar uma gravidez usando o Método Billings

O Método Billings é um método capaz de identificar o período fértil da mulher por meio da observação do muco cervical, podendo assim, ser aplicado como um contraceptivo natural ou como um auxílio para tentar engravidar.

Esse muco, que fica logo na entrada da vagina, sofre alterações durante o ciclo da mulher, podendo ser pegajoso, turvo, elástico, claro ou transparente. Causando sensação de secura ou umidade da vagina. O Método Billings permite que a mulher saiba quando está ovulando ou não, mas para isso é preciso que a paciente tenha um ciclo menstrual regular, não esteja fazendo uso de nenhuma medicação à base de hormônios e esteja saudável.

 

Como Funciona

Tanto para evitar uma gestação como para ajudar a engravidar usando o Método Billings, é fundamental que a paciente mantenha o hábito de observar diariamente o muco da vagina para identificar os dias em que deve ou não ter relações sexuais de acordo com seu planejamento.

 

Para Engravidar

Caso o desejo seja engravidar, a paciente precisa estar atenta quanto à cor e à elasticidade do muco. No período mais fértil do ciclo, o muco é transparente e muito viscoso, parecido com uma clara de ovo. Por isso, é importante testar, puxando e percebendo se ele forma um fio. Caso isso aconteça, você está no período mais indicado para ter relações sexuais porque o ambiente esta favorável para a entrada e a fecundação dos espermatozoides.

 

Para Evitar Gestação

Mas, se o objetivo é evitar uma possível gestação utilizando o Método Billings, a atenção precisa ser redobrada. Quando a mulher não esta no período fértil o muco é esbranquiçado, turvo e pegajoso. A partir do momento em que a fase ovulatória começa, ele vai se tornando mais elástico, provocando um fluxo mucoso ou uma sensação de lubrificação. O último dia dessa umidade lubrificante chama-se Ápice, mas ele só pode ser identificado no dia seguinte quando o muco desaparece ou retorna à aparência de pegajoso.

O dia Ápice indica que a ovulação já ocorreu, está ocorrendo ou ainda vai ocorrer em até aproximadamente 48 horas. Durante essa fase, é recomendado que o casal não mantenha relações sexuais para evitar a gravidez.

Na quarta noite após o dia Ápice, a mulher entra na fase de infertilidade, que dura cerca de duas semanas. Nesse intervalo, a prática sexual está liberada porque os indicadores do período fértil já aconteceram.

 

Eficácia

O Método Billings não é um dos mais seguros para contracepção porque possui falhas e fatores de confusão. Candidíases, vaginoses, o uso de cremes vaginais, duchas vaginais excessivas e o próprio conteúdo do sêmen, por exemplo, podem atrapalhar a avaliação do muco, tornando o método falho.

 

Vantagens e Desvantagens

A principal vantagem do Método Billings é ser uma maneira natural de autoconhecimento do corpo e de controle sobre o seu ciclo e sua saúde íntima. Já as desvantagens são os diversos aspectos que podem atrapalhar a avaliação do muco e os muitos dias de abstenção sexual.

 

Dra. Débora Oriá – CRM 158985
Ginecologista, obstetra e uroginecologista

 

Agende sua consulta aqui.

Deixe uma resposta