Muco na urina. O que é isso?

Home > Blog > Saúde da Mulher > Muco na urina. O que é isso?

O muco na urina não necessariamente é uma alteração, pois em pequena quantidade pode ser fisiológico, normal. Trata-se de um fluído viscoso e tem o aspecto diferente da urina habitual. De modo geral representa descamação de células do epitélio do trato urinário, tanto da uretra como da bexiga.

A presença do muco é indicada por filamentos mucoide que deixam a urina um pouco turva e com aspecto gelatinoso.

Causas

A principal causa é a descamação das células do trato urinário, que é normal, ou seja, não necessariamente é uma alteração. O muco pode aparecer na gravidez, nas infecções urinarias, doenças sexualmente transmissíveis, doenças do intestino, como síndrome do intestino irritável, inflamações do intestino e em casos mais extremo como o câncer de bexiga. Também pode estar presente em pedras nos rins, mas isso é um quadro muito amplo e tem que estar associado a outros sinais e sintomas.

Nas mulheres, a causa mais comum de muco na urina é o corrimento vaginal. O corrimento é normal, mas se aparecer com odor, alteração nas características, dor e coceira, precisa ser avaliada pelo ginecologista.

Cristais e cilindros na urina

Excesso de cristais são micro cálculos, são sedimentos que futuramente podem formar cálculos. Já os cilindros são complexos de proteínas excluídas pelos ruins. O sinal de excesso de cilindro pode haver alguma danificação renal, como infecção ou alguma destruição da parte de filtração dos ruins. Isso é muito inespecífico e pode aparecer em diversos casos, como infecção urinaria e cálculo renal.

Os cristais são típicos de quem tem tendência a formar pedras nos ruins. Excesso de sódio, alimentos derivados de sódio, condimentados, ou seja, pessoas que fazem uso excessivo de sal podem desenvolver cristais.

Quando ir ao médico

É importante observar a urina e quando perceber um grande volume de muco acompanhado de dor ao urinar, urina escura, com mau cheiro e corrimento, procure o seu médico de confiança.