5 doenças que podem aparecer com a menopausa

Home > Blog > Saúde da Mulher > 5 doenças que podem aparecer com a menopausa
A reposição hormonal ou uso de medicamentos, pode ajudar na prevenção das doenças.

Durante a menopausa acontece a diminuição na produção de estrógeno, esse é o hormônio produzido pelos ovários e responsável por controlar várias funções no corpo. Essa queda, muitas vezes, acarreta o desenvolvimento ou progressão de algumas doenças, como osteoporose, fogachos (onda de calor), distúrbios metabólicos, prolapsos e atrofia vaginal.

A reposição hormonal ou uso de medicamentos, pode ajudar na prevenção das doenças, mas o ideal é visitar o ginecologista pelo menos uma vez ao ano e, assim, passar por uma avaliação.

Então, vamos falar sobre as doenças mais comuns durante esse período.

Osteoporose

Com a diminuição do estrogênio, o organismo tem dificuldade de repor cálcio para nossos ossos, tornando-o mais fraco, poroso e suscetível a fraturas. A osteopenia é a diminuição da densidade óssea como um estágio antes da osteoporose. A osteoporose e a osteopenia não causam dor, e sim a fratura que é consequência da doença. Então ela deve ser rastreada pelo ginecologista e não esperar manifestar sintomas. Prevenção e tratamento precoce são fundamentais.

Fogacho

É o nome técnico para as ondas de calor. Caracterizam por uma onda subida de aumento de temperatura, principalmente do rosto e do tórax, seguido muitas vezes de sudorese. A falta do estrogênio causa um descontrole no centro termorregulador de temperatura do nosso organismo. Esse sintoma muitas vezes pode ser intenso e atrapalhar a qualidade de vida das pacientes. É a indicação mais clássica e precisa da reposição hormonal.

Prolapso uterino

O prolapso uterino é outra doença comum durante a menopausa. Entre seus sintomas está a incontinência urinária, dor no contato íntimo e descida do útero. É comum em mulheres que tiveram mais de um parto normal.

Quando diagnosticado, o ginecologista pode avaliar a necessidade de um procedimento cirúrgico para reposicionamento do útero ou a retirada do útero.

Síndrome metabólica

A síndrome metabólica é mais comum no pós-menopausa, porém, em algumas mulheres aparece no pré-menopausa. Suas principais características são a obesidade, hipertensão, diabetes e aumento do colesterol ruim.

As alterações hormonais durante a menopausa ajudam no desenvolvimento da enfermidade que pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e de câncer.

Câncer

Durante a menopausa pode aparecer o câncer de mama ou no aparelho reprodutor. Fique atenta as mudanças no corpo, aos possíveis sintomas e visite o ginecologista periodicamente.

Não se esqueça que a sua saúde está em primeiro lugar!

Ginecologista, obstetra e uroginecologista