O que é trombose gestacional?

Home > Blog > Gestantes > O que é trombose gestacional?

Trombose Gestacional. A gestação é um momento especial para todas as mulheres e repleta de mudanças no corpo. Dentre as modificações fisiológicas do organismo materno, temos o estado de hipercoagulabilidade, ou seja, uma facilidade em formar coágulos, que funcionam como tampões para parar sangramento. Isso é um mecanismo de defesa do próprio organismo que já prevê uma maneira de lidar com o sangramento que irá ocorrer durante o parto.

Infelizmente pode haver um descompasso do organismo e formar coágulos em lugares e momento indevidos. O estado gravídico puerperal aumenta 50 vezes o risco de um evento trombótico, isso quer dizer, comparando mulheres da mesma idade, uma paciente grávida tem 50 vezes mais chances de ter uma trombose comparada com aquela não grávida.

Tratamento para a Trombose

O tratamento é realizado com ajuda de uma equipe de médicos: o obstetra, hematologista e cirurgião vascular. Principal chave do tratamento é utilizar anticoagulantes para dissolver o trombo e evitar que novos se formem. Além de uma avaliação minuciosa para tentar descobrir se há alguma causa secundária que proporcionou o surgimento do trombo. Doenças hematológicas (trombofilias), doenças reumatológicas, câncer e cirurgias podem ser desencadeantes para a formação do trombo.

Como prevenir a Trombose Gestacional

Para evitar a trombose gestacional a gestante pode:

– Praticar exercícios físicos leves;

Manter uma alimentação equilibrada;

– Não fumar;

–  Usar meias de compressão (se for indicada pelo médico).

Lembre-se: o obstetra deve ser informado do seu histórico de saúde. Ele está pronto para tirar todas as suas dúvidas.