contato@dradeboraoria.com.br || (11) 3071-2843 / (11) 9 4536-6000

Mitos e verdades sobre Anticoncepcionais

Home > Blog > Dicas > Mitos e verdades sobre Anticoncepcionais

– A pílula anticoncepcional causa infertilidade?

MITO O anticoncepcional não interfere na fertilidade, nem aumentando nem diminuindo. Ele impede a ovulação, apenas durante seu uso. Após suspensão a mulher retorna a ovular, sem prejudicar o número ou a qualidade dos seus óvulos.

–  O Antibiótico corta o efeito da pílula?

VERDADE O antibiótico, assim como outras medicações, pode cortar ou reduzir o efeito da pílula. Isso acontece porque o antibiótico compete com a pílula pela mesma enzima para ser metabolizada no fígado, tendo efeito prejudicado.

– A pílula anticoncepcional pode melhorar minha pele?

VERDADE Algumas pílulas possuem progesteronas que tem efeito antiandrogênico, diminuído os hormônios masculinos circulantes no organismo da mulher, o que faz reduzir a oleosidade da pele e a acne.

– A pílula anticoncepcional pode aumentar meu risco de ter trombose?

VERDADE Mulheres que usam anticoncepcionais podem ter o risco relativo 4 a 6 vezes maior de desenvolver tromboembolismo venoso, em um ano, comparado com mulheres que não usam contraceptivos hormonais combinados.

Entretanto isto depende do tipo de anticoncepcional e dos fatores de risco da mulher.

A própria gestação e o puerpério aumentam 10 vezes a chance de desenvolver tromboembolismo venoso. Sendo assim, mulheres tem mais risco de ter trombose na gestação do que usando pílula. Então não determine apenas um dado isolado, para definir o uso não da pílula.

Deixe uma resposta